XV - O Diabo

A carta número 15 do Tarot é o Diabo, que está relacionada com as energias negativas.
Esta carta sinaliza o perigo que pode andar a rondar e avisa para a necessidade de sermos prudentes, evitando agir por impulso, pois podemos ser levados por caminhos que não são bons para nós.
Por isso, devemos prestar uma atenção especial às nossas atitudes, pensamentos e acções e, também, ao ambiente que nos rodeia.
É uma carta de forte magnetismo e sensualidade, com grande dose de ilusão, onde os instintos predominam por completo.
Interpretações usuais
Quando esta carta surge, aconselha-se a pessoa a estar mais voltada para si própria, a ter cuidado com pensamentos imorais ou negativos insistentes e permanentes, que visam tomar a nossa mente, podendo transformar-se em actos que nos prendem num circulo viciante do qual dificilmente nos libertaremos sem ajuda ou a total destruição do que temos.
O Diabo mostra que estarmos presos a ilusões e à materialidade, arriscando-nos a perdermos o rumo.
As nossas atitudes poderão vir a ter consequências sérias para nossa vida e que lamentaremos.
O Diabo revela que conseguiremos tudo, pois as portas estão abertas, mas a de se ter cuidado com os meios utilizados e saber que mesmo conseguindo tudo o que se quer não haverá satisfação real.
Plano sentimental: É uma carta ligada ao sexo, aos romances ardentes, mas podem fazer perder a cabeça se não tivermos cuidado. A passionalidade impera nas relações que são na maioria ilusórias e não duram. Há submissão, desejo, ilusão, ciumes, mas não amor real. Seja prudente e vá com calma, não se entregue.