V - O Papa

O Papa, a carta número 5 dos Arcanos Maiores do Tarot, significa sabedoria, representando o conhecimento adquirido através do estudo, dos livros e do saber transmitido pelos outros.
Representa, também, a Fé e a confiança em Deus, em algo superior que nos orienta e protege, não nos deixando desamparados. É o Mestre interior ou exterior que nos indica o caminho.
INTERPRETAÇÕES USUAIS
No geral significa legalidade, protecção e justiça. Quando esta carta surge num lançamento ela aconselha a ter paciência e saber esperar com fé. Aconselha a ser menos materialista e mais espiritual. Pode representar uma vocação religiosa ou científica, a revelação de um segredo, o equilíbrio, as situações lógicas, a inspiração e o alto nível de consciência. Indica a necessidade de uma ajuda espiritual e, em certos casos, de aconselhamento superior (chefe, pai, juiz advogado,etc.).
Plano sentimental:A carta da legalidade no plano sentimental anuncia a probabilidade de uma relação vir a ser formalizada. Pode anunciar um casamento, uma união consagrada aos olhos de Deus e da Igreja.
Plano material/profissional: O Papa atribui ao consulente capacidades comunicativas o que facilita a transmissão de ideias e, assim, o surgimento de novos cargo, funções ou oportunidades de emprego. Inspira sobre o melhor caminho a tomar, facilita a obtenção de empréstimos e outras transacções e protege contra pessoas de má fé.
Saúde: Poderá precisar de algum conselho médico ou mesmo exames de rotina e muita disciplina e paciência se estiver em fase de recuperação. Protecção espiritual contra doenças.
Palavras-chave: Leis. Moral. Contenda. Tradição. Passividade. Perseverança.
Expressões-chave: Partilhar princípios e ideais. Apreender as influências superiores. Reconhecer a ordem. Juízo derivado do saber. Comportar-se de acordo com os valores morais universais.